30 de set de 2015

Midia Kit: O que é? Pra que serve?

Cheguuuueeeeiiii, tudo bem?

Eu sei que estava devendo alguns post com dicas para blogs, e realmente, estava sem tempo para fazê-los adequadamente, me desculpe. Mas eis que hoje decidi falar sobre um assunto que todas as blogueiras iniciantes ainda não conhecem, o Midia Kit.

Claro, antes de queremos criar um Midia Kit, precisamos saber o que é, e principalmente, para o ele serve. O midia kit funciona como uma pequena vitrine, onde anexamos informações importantes referente ao blog, além claro dos preços referente a publicidade.

O seu midia kit pode ser estruturado de diversas formas, o mais popular é o arquivo em PDF, eu mesma já o utilizei, porém o anexava na plataforma Google Drive. Há também a opção em criar uma página estática dentro do próprio blog. Basicamente o que se deve colocar em um midia kit?

Eu não sou expert, mas quando eu criava os meus, sempre pesquisei e recomendo destacar as seguintes informações.

- Uma introdução simples, mas boa, com rankings ou premiações do blog;
- Dados esteatíticos mensais;
- Uma pequena explicação do porque anunciar em blogs;
- Perfil dos seus leitores, que poder ser feito através de enquetes;
- Layout do blog com o posicionamento dos anúncios;
- Formulário de contato ou o e-mail diretamente para o contato;
- Custo das peças publicitárias;
- Link para redes sociais;

Atualmente eu não tenho um, pois não acho necessário criar ainda, mas creio que seu blog seja um pouco mais profissional, o midia kit irá te auxiliar na hora de passar as informações importante ou aguçar o interesse dos anunciantes.

Acho muito importante realçar a informação que qualquer pessoa pode fazer seu Midia Kit, mas que também existem profissionais que possam te auxiliar, a Jessica Dantas é uma delas. Outra coisa que recomendo é esperar você conquistar um pouco seu publico, sempre manter o seu gosto, seu jeitinho e principalmente, sempre pesquisar e ouvir seus leitores.

Outra coisa, se você não sabe o quanto cobrar pela publicidade, recomendo que leia o post do blog Sernaiotto, ela fez uma especie de "calculadora mágica" que te ajuda a chegar a um resultado mais próximo ou o ideal de quanto cobrar.

Espero ter ajudado um pouquinho sobre esse bicho de sete cabeça que é, claro, no começo sempre temos medo, mas depois que entendemos um pouco sobre assunto a confiança em criar ou encomendar é mais válida. Ainda estou pensando no próximo tema a ser abordado aqui no blog, mas se tiverem sugestões, é só comentar que serão bem vindas!

xoxo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário