18 de jan de 2016

Quero ilustrar: Como começar?

Cheguuueeeiii meninas!

Eu decidi meio que fazer um post com dicas para quem quer começar a ilustrar, tanto digitalmente quanto manualmente. Não sou nenhuma expert na área, mas sempre recebo dicas de pessoas que querem aprender o básico de desenhos.

Eu mesma quando aprendi comecei pelo básico, então, minha primeira dica é saiba o básico sobre desenho, se você sabe fazer um corpo, estrutura e com estilo, já é meio caminho andando. Quando aprendi a desenhar no papel, passei muito "perrengue" para chegar no resultado que tenho. Claro, ninguém nasce sabendo, ou nasce, mas se você se esforça, simplesmente consegue.

Esse post vai ficar um pouco grande, mas vale a pena dar uma olhada em todo o conteúdo, rs.

Outra coisa que recomendo é ter muita paciência, seus desenhos não ficarão bom "da noite pro dia". Ou seja, pratique e muito, eu fiz um vídeo com 5 dicas para começar a desenhar (vale a pena dar uma olhada), eu mesma vivo amassando folhas de raiva com o resultado, rs.

Mas a ideia inicial é buscar apostila online para aprender, é sempre bom ter uma referencia como começar, eu baixei algumas pelo blog Mundo Mangá. Outra coisa que indico é ver vídeos aulas, claro, o Sr. Youtube, há muitos canais com vídeo aula, Top Drawings.
Nem todo mundo começou com perfeição, eu mesma não sabia desenhar muito bem quando comecei a fazer aulas de desenho na faculdade. Pensa em uma pessoa péssima, então, essa pessoa era eu. Abaixo está um pouco do meu avanço com meus desenhos.

Eu mesma era péssima com desenho de moda, para ser exata, qualquer tipo de desenho, coloração e contorno. Eu nunca me adaptei na faculdade com as aulas de desenho, só fui aprender mesmo com muita pratica e força de vontade.

Outra coisa é que eu aprendi a desenhar digitalmente, uma das coisa mais difíceis já que o Corel Draw "é de lua" e funciona quando quer, isso quando ele trava e "tu esquece de salvar" o trabalho. Mas quando eu aprendi foi meio complicado e eu fui me adaptando conforme dava. Eu mesma era uma das que dizia que nunca me adaptaria ao corel e eu realmente adoro ilustrar nele.
Claro, que estou aprendendo novos meio de ilustrar, um deles é desenhos aquarelados, mas é assunto para outro post. Como eu estava dizendo, quando comecei no corel, meus traços eram bem chatos e sem expressões, eu mesma notei isso com o tempo, mas sempre recebia dicas para melhorar isso, e creio eu que melhorei com o tempo.

Bom, como eu já disse, se tu quer começar a ilustrar/desenhar, sempre é recomendado você saber o básico do desenho, ou no caso, saber desenhar no papel para ir se adaptando aos poucos no desenho digital. Bom, esse é uma das coisas que recomendo para quem quer começar. 
O próximo tópico ainda estou em dúvida sobre o que vou falar, mas se quiser enviar sugestões, fique a vontade. Espero que esse post possa ter esclarecido um pouco mais para quem quer começar nessa área, seja por hobbie ou para trabalho com o blog.

xoxo!

PS: Vale lembrar que não devem e não podem pegar as imagens para seu próprio uso <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário